Peão de xadrez com coroa, no meio do tabuleiro, em destaque em relação aos demais

Risk Assessment como Vantagem Competitiva para a Empresa

Empresa, conhece-te a ti mesma e a teus riscos.

Uma noção tão antiga quanto a civilização é a de que o autoconhecimento traz vantagens insuperáveis para quem o possui. A pessoa que conhece a si mesma tem abertas não só as portas da realização espiritual, como as chaves para o sucesso dos empreendimentos a que se propõe. A razão é bastante simples, conhecendo as próprias motivações, forças e limitações, as tomadas de decisão são mais fundamentadas e o esforço melhor direcionado.

Também não é por outra razão que o livro clássico de estratégia de Sun Tzu traz a famosa constatação de que “aquele que conhece o inimigo e a si mesmo não correrá perigo algum em cem conflitos”.

Esta noção transportada para o mundo dos negócios fundamenta a análise swot e outras metodologias que dão as empresas recursos para se autoconhecerem e direcionarem suas forças corporativas para os objetivos a que se propõem.

São também os benefícios do autoconhecimento que estão por trás da vantagem competitiva que uma análise de riscos tecnológicos bem conduzida pode trazer para a empresa.

Negócios e Tecnologia

Negócios e tecnologia estão atualmente interligados de tal forma que é impossível para uma empresa prosperar sem utilizá-la. Ao conhecer precisamente a realidade de sua infraestrutura tecnológica, de como ela provê os recursos para que os processos de negócio ocorram e como os está afetando, o empresário tem um quadro preciso de como foram investidos os seus recursos, se estão sendo adequadamente empregados ou não. Principalmente, ele passa a ter uma visão do que precisaria fazer para obter melhores resultados.

Vantagem Competitiva

Somando-se ao fato de que poucas empresas costumam fazer análises de risco tecnológico, o empresário com o conhecimento fundamentado de sua realidade de TI, pode avançar em relação a sua concorrência com uma melhor utilização da tecnologia em seus processos e um controle mais apurado dos riscos que lhe permitirão ousar mais e perder menos.

Como ocorria no caso dos generais do tempo de Sun Tzu, para o empresário da era da globalização e da tecnologia digital, não basta conhecer bem a concorrência e o cenário onde transcorrem as interações com os concorrentes, é necessário também saber quais são suas condições tecnológicas próprias para aproveitar melhor as oportunidades, até onde se pode ir, quando se deve ir e como evitar que as deficiências próprias comprometam os resultados.