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Para que serve o Interim Security Management?

Uma Situação que Acontece.

Nas organizações é normal que, em uma ocasião ou outra, haja mudanças na liderança. Pessoas com papéis importantes na empresa decidem buscar novos desafios ou, por qualquer outra razão, saem da equipe.

Não é diferente com a posição de Security Officer, com o agravante de que este é um papel altamente especializado, que lida diretamente com as questões de confidencialidade e segurança das informações e sistemas, geralmente com responsabilidades também na prevenção as fraudes eletrônicas e na gestão dos riscos tecnológicos.

Quando esta mudança soma-se a necessidade de renovação dos processos de trabalho e reorganização interna, configura-se um quadro de difícil solução. O processo de contratação para um cargo deste nível não pode ser feito apressadamente.

Mesmo a promoção de quadros internos, quando não foi planejada com boa antecedência, precisa ser feita de forma controlada, para não gerar perturbações maiores na continuidade dos serviços críticos desempenhados pela área de segurança da informação.

Como Evitar a Urgência.

Para controlar a situação, minimizando os riscos de apressar os processos de contratação ou de uma promoção sem a preparação prévia das estruturas afetadas, há uma alternativa usada pelo mercado, a contratação de uma consultoria especializada em gerir a área de segurança durante a transição. É um serviço que existe disponível no mercado e usado para cargos de alta direção ou grande responsabilidade dentro das empresas.

Além do benefício de garantir a tranquilidade operacional da empresa durante o período em que a substituição do profissional é providenciada, há a grande vantagem da condução temporária ser feita com uma visão de fora, afastada da rotina da organização. Esta visão de fora, facilita muito o diagnóstico dos eventuais problemas e a condução de uma reorganização.

Interim Security Management.

Este serviço de gestão temporária da área de segurança da informação, mediante um contrato cujo período varia de acordo com as características de cada organização, compreende geralmente as atividades de mapeamento das necessidades de segurança da empresa, avaliação da equipe existente e de suas potencialidades, reestruturação de funções e organogramas, reorganização das políticas e processos, bem como ajuda na contratação e ambientação do profissional selecionado para assumir o papel.

A prestação deste serviço é feita normalmente por consultores com experiência na organização e gestão de áreas de segurança da informação. A vivência das situações e problemas que acontecem durante as mudanças organizacionais é imprescindível para o correto encaminhamento das ações e  a condução apropriada dos recursos humanos, minimizando os transtornos e maximizando os benefícios.

O Day After.

Finalizada a transição, entregue a área ao seu novo comando e concluído o contrato, a consultoria que prestou o serviço de Interim Security Management, pelo conhecimento que adquiriu da organização e pelo seu entrosamento com a equipe, passa a ser um recurso ao qual o Security Officer pode recorrer quando necessário.

Tal situação aparece geralmente na implantação de novas tecnologias, na eventualidade de incidentes de segurança ou na viabilização de projetos que exigem competências diferentes daquelas do dia-a-dia.

Como Contratar.

Busque uma consultoria especializada e verifique a experiência dos seus profissionais. Negocie o contrato pelo período que ache necessário para a tranquilidade de sua empresa e não esqueça que você está entregando temporariamente a estes profissionais a gestão da segurança do seu ativo mais valioso, a informação.

Além do aspecto econômico, nesta negociação, há que pesar a empatia e a confiança mútua que a consultoria estabelecerá com você.